Cuidando da Saúde Mental: Importância, Desafios e Cuidados Essenciais
Definimos por, saúde mental, a expressão utilizada para descrever e definir o nível da qualidade de vida cognitiva ou emocional, assim como, a ausência de uma doença mental ou a presença da mesma. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Mental pode ser considerada um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade.
É problemático o não cuidado; e a realidade social pode impactar negativamente na vida do indivíduo. Alguns exemplos comuns são: questões sociais, econômicas, políticas, culturais, familiares, entre outros. Dessa maneira, compreende-se que os problemas de saúde mental estão ligadas a coletividade, demandando políticas públicas e seus serviços. Você sabia que existem alguns cuidados que fazem toda a diferença na qualidade da saúde mental?
Alguns cuidados são fundamentais para a manutenção e prevenção de doenças e transtornos, podemos citar: a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada, qualidade do sono, meditação e praticar o amor-próprio. Para além disso, O Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente o serviço de atendimento com profissionais qualificados através da Secretaria de Saúde, para atender e acompanhar o indivíduo, e assim redirecionar ao psicólogo ou ao psiquiatra, a depender da avaliação médica.
Pensando nisso, ocorrerá a 1 corrida e caminhada: saudavelMENTE, no dia 25 de janeiro, com o propósito principal de informatizar a população além de prevenir doenças e transtornos.
Consulte a Secretaria de Saúde para maiores informações: 2010-1102.