Setembro Amarelo começou em nossa cidade com uma série de intervenções que reforçam a importância da vida e da saúde mental. E agora, essa atenção chegou também aos nossos servidores, que participaram de palestra, dinâmica e interações que lembram que cuidar de si é também cuidar de quem atende a população.
O trabalho vai muito além de uma fonte de renda: ele nos dá propósito, permite crescer, desenvolver habilidades e enfrentar desafios, transformando nossa própria história.
Por isso, cuidar da saúde mental de quem trabalha é cuidar da vida de cada pessoa e da comunidade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios no mundo, e no Brasil a média é de 38 pessoas por dia que tiram a própria vida. Além disso, os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamentos por auxílio-doença acidentário, segundo a Previdência Social.
Neste Setembro Amarelo, reforçamos que atenção, acolhimento e diálogo fazem a diferença. Cada servidor cuidado é uma cidade mais humana e cada ação de prevenção é um gesto de amor pela vida. Se precisar, peça ajuda – cuidar de si também é cuidar de todos ao seu redor.
Cuidar de quem cuida é preservar vidas e fortalecer nossa comunidade.