A Prefeitura de São José da Lapa reforça, neste mês de agosto, seu compromisso com a promoção dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero. Com a campanha Agosto Lilás, instituída nacionalmente, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do combate à violência doméstica e familiar
A campanha marca também os 19 anos da sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), um dos principais marcos legais no combate à violência contra a mulher no Brasil. A legislação tipifica e combate diversas formas de violência, como a física, psicológica, sexual, moral e patrimonial, além de garantir medidas protetivas às vítimas.
Os principais canais de denúncia são:
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher (atendimento 24h)
Polícia Militar: 190
A Assistência Judiciária Municipal atende ações relacionadas ao Direito de Família, como:
Divórcio consensual ou litigioso
Pensão alimentícia (revisão, exoneração e execução)
Investigação ou negatória de paternidade
Regulamentação de guarda e direito de convivência familiar
Retificação de registros civis (nome, sobrenome, estado civil, entre outros)
Outras demandas de natureza familiar que exijam suporte jurídico
Com foco em demandas do Direito de Família, especialmente voltadas a cidadãos em situação de vulnerabilidade social, oferecemos à população um importante serviço de Assistência Judiciária Gratuita.
Com um atendimento humanizado, eficiente e sigiloso, a iniciativa busca garantir o acesso igualitário à Justiça, proporcionando orientação jurídica e acompanhamento de processos judiciais com respeito à realidade de cada cidadão.
O atendimento é realizado somente com agendamento prévio, de forma a garantir a organização e o sigilo dos casos e pode ser solicitado através do telefone fixo: (31) 2010-1121 ou pelo WhatsApp: (31) 7251-4835.
O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Rua Padre Antônio Borges, 158 – Centro, São José da Lapa/MG
O atendimento é destinado aos moradores de São José da Lapa que atendam aos seguintes critérios:
Renda familiar de até dois salários mínimos
Estar cadastrado em alguma unidade do Programa Saúde da Família (PSF)
Apresentar comprovante de residência atualizado e declaração de cadastro no PSF
Grande parte dos atendimentos realizados pela Assistência Judiciária é voltada a mulheres chefes de família, que frequentemente enfrentam situações delicadas, como abandono, violência doméstica ou negação de direitos. Muitas buscam apoio jurídico para:
Esse perfil evidencia a importância de um atendimento sensível e qualificado, capaz de oferecer amparo legal com empatia e respeito. A Assistência Judiciária é mais uma ação que reforça o princípio de que o acesso à Justiça é um direito de todos.
Se você ou alguém que conhece precisa de orientação jurídica gratuita na área de família, entre em contato com a equipe da UAU e agende seu atendimento com segurança e dignidade.