O Parque Estadual da Serra do Sobrado é um dos maiores símbolos de preservação ambiental e memória cultural de São José da Lapa. Criado oficialmente em 2010, pelo Decreto Estadual nº 45.509, o parque protege mais de 380 hectares de áreas verdes, reunindo espécies da Mata Atlântica e do Cerrado, além de nascentes que contribuem para a bacia do Rio das Velhas.
A origem do nome remonta à antiga Fazenda Sobrado que marcou a formação histórica da região. Essa fazenda pertenceu a famílias tradicionais, como a família Inácia de Carvalho. O território da fazenda, que durante anos abrigou atividades rurais, hoje é parte fundamental da unidade de conservação.
Mais do que um espaço natural, o Parque da Serra do Sobrado guarda um valor cultural para os lapenses, representando o resgate da memória verde da cidade, seja pelas vistas panorâmicas do mirante natural, de onde é possível contemplar as serras do Curral, da Piedade e do Cipó ou pela rica biodiversidade que transforma o parque em um refúgio de fauna e flora.
O Parque Estadual da Serra do Sobrado é, portanto, mais que uma área protegida: é um patrimônio ambiental e histórico de São José da Lapa, que une o passado da Fazenda Sobrado com o futuro da preservação e da qualidade de vida das próximas gerações.
De três propriedades preservadas por seus donos nasceu uma floresta viva, que hoje, é uma área de proteção ambiental essencial para a manutenção do nosso lençol freático, na preservação da fauna e no equilíbrio climático da nossa região.